top of page

Saúde em Foco: Bergamota e suas propriedades medicinais


Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

A bergamota (Citrus aurantium), é uma fruta cítrica e adocicada, bastante popular, sendo conhecida também pelos nomes de mexerica, tangerina, laranja-mimosa, mimosa, laranja-cravo, vergamota, dentre outros.

Originária da Ásia (China, Índia e países de climas sub-tropical e tropical úmido), esta fruta é muito consumida ao natural e na fabricação de sucos, mousses, sorvetes, doces e geleias. As variedades mais conhecidas desta fruta são a mexerica, ponkan, cravo e mandarina, confundidas com as denominações dadas em cada região do Brasil.

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

O suco da bergamota é rico em ferro e vitaminas A, B1, B2 e C e a sua casca possui elevado teor de vitaminas A, B1, B2 e C; niacina, cálcio e fósforo. A vitamina A aumenta a resistência às infecções e é essencial à saúde dos olhos e da pele; as vitaminas do complexo B fortalecem os nervos e a vitamina C é indispensável ao sistema imunológico. A bergamota também é considerada uma grande fonte de magnésio, mineral muito importante na síntese das proteínas e na contração muscular.


Observações e Contraindicações

A tangerina deve ser consumida com precaução por gestantes pois em grandes doses podem estimular as contrações uterinas.

UTILIDADES MEDICINAIS:

Confira mais conteúdos em Saúde, Nutrição e Exercícios

CONSUMO IN NATURA: Incluir este fruto às refeições.

Indicado ao tratamento de: Ácido úrico, Aterosclerose, Escorbuto, Gota, \infecções em geral, Neurite, Debilidade dos olhos (Recomenda-se fazer refeições esporádicas e exclusivas de tangerina), Quistos, Raquitismo e Tumores (Passar alguns dias só com tangerina. Fazer refeições exclusivas desta fruta).


Conteúdo educativo/orientativo desenvolvido com base em revisão bibliográfica (BALBACH; BOARIM, 1993, p.345-349) sobre medicina natural. Aconselhamos que procure por profissionais da área de saúde/ nutrição para avaliação de suas necessidade pessoais/ físicas.

Postado por: Elizangela Trindade

BIBLIOGRAFIA: 19.10.2017

BALBACH, Alfons; BOARIM; Daniel S. F. ; As frutas na Medicina Natural. Itaquaquecetuba - SP: Editora Missionária, 1993



Comments


Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
bottom of page