top of page

Prevenção e combate à queimadas é debatido em Audiência Pública em Juara

Um alerta a população e também a Administração pública sobre a Semana de Prevenção e preparação à incêndios florestais.



O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realizou uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Juara na noite desta quinta-feira (25). O objetivo foi alertar a população e a Administração pública sobre a Semana de Prevenção e preparação para incêndios florestais iminentes.

A Audiência foi presidida pelo 1º Tenente PM QCOBM Adair Cevada de Moraes, que ressaltou que, de 01 de julho a 31 de outubro, é absolutamente proibido realizar qualquer tipo de queimada, conforme o Decreto 259/2023, que proíbe o uso do fogo em todo o estado de Mato Grosso. Nas áreas urbanas, o uso de fogo é proibido durante todo o ano.

O Secretário de Cidade, Salvador Pizzolio, destacou a importância da participação e da presença do Corpo de Bombeiros em nossa cidade. Nos últimos 2 anos, eles desempenharam um papel fundamental no combate a inúmeros focos de incêndio em nosso município. Salvador ressaltou a necessidade e a importância de cuidar também dos incêndios nas áreas urbanas, para evitar problemas respiratórios causados pela poeira e pela fumaça tóxica provenientes das queimadas. Essas doenças respiratórias afetam a todos, especialmente crianças e idosos.

O Secretário João Rissotti solicitou a ajuda de toda a população para evitar o uso do fogo em folhas, galhos e terrenos baldios, pois pequenos focos podem se transformar em incêndios de grandes proporções durante o período seco.


Queima controlada

Fora do período proibitivo é possível realizar a queima controlada com autorização do órgão ambiental. Além da limpeza de áreas, esta técnica é uma medida de prevenção aos incêndios de grande proporção por meio do emprego do fogo com monitoramento e controle.

Interessados em obter a Autorização para Queima Controlada (AQC) devem fazer a solicitação por meio do preenchimento dos requisitos técnicos e formulários do Termo de Referência disponível no site www.sema.mt.gov.br ou CLICANDO AQUI.

Prefeitura de Juara | Assessoria de Comunicação

Crédito/ Fotos: Anderson Reis


Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
bottom of page