Prefeitura de Juara se prepara para implantar contêineres de coleta de lixo na cidade
A Prefeitura de Juara, por meio da Secretaria de Cidade irá adquirir contêineres que serão dispostos em vários pontos da cidade e servirão de coletores de lixo que tem o objetivo de facilitar a coleta de lixo, evitando o acúmulo na frente das casas, para que haja uma melhoria na qualidade de vida da população juarense.
O Secretário Salvador Pizzolio disse que esse sistema irá resolver um problema recorrente de animais soltos que esparramam o lixo nas ruas e calçadas. O processo irá promover também uma mudança na forma da coleta do lixo, onde o próprio morador colocará o seu lixo dentro dos contêineres.
Os contêineres possuem tampas, dessa forma, os lixos não ficam expostos no sol ou chuva, sem atrair insetos, e a população não será incomodada com o mal cheiro.
Juara está preparando também, a construção do primeiro ecoponto da cidade, onde será acolhido todo o lixo não doméstico. A Prefeitura adquiriu e desde do início de janeiro já está em funcionamento, um triturador de galhos que está sendo utilizado para reduzir o volume de matéria orgânica em 70%, além disso, mais melhorias virão.
Todo esse processo de melhorias em relação ao descarte correto do lixo da cidade é trabalho extenso, de longo prazo, mas que precisamos passar por ele e com a ajuda de toda a população, iramos transformar Juara em uma cidade cada vez melhor.
ATERRO SANITÁRIO
O aterro sanitário sempre foi um anseio grande de Juara e dos municípios vizinhos. Uma empresa particular concluiu a construção e a liberação ambiental de um Aterro Sanitário no Município de Novo Horizonte do Norte e de acordo com o Secretário Salvador Pizzolio, o Poder Público já está estudando a possibilidade de iniciar em breve, a operação neste Aterro Sanitário, descartando lá, todo o lixo gerado no município de Juara e dessa forma, acabar de uma vez por todas, com o lixão ao céu aberto.
LIXÃO
Durante muitos anos, Juara usou o “lixão” para descartar todo o lixo gerado no município. A Lei nº 12.305 prevê que todos os rejeitos devem ter uma disposição final ambientalmente adequada.
Em relação ao futuro daquela área onde está o “lixão”, existe um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC feito com o Ministério Público, onde o município irá realizar toda uma readequação ambiental daquele local.
Secretaria de Cidade | Prefeitura de Juara | Crédito à Anderson Reis
Comments