top of page

Na Tecnologia do whatsapp Existe 3 categorias: Grupo, Comunidade e Lista de transmissão. Leia tudo!

Você sabe utilizar e se beneficiar com sabedoria deste recurso? ou deseja voltar ao tempo em que ''ERA" necessário escrever carta a mão, selar com cera/cola, entregar ao carteiro e aguardar dias, semanas, meses ou estações para obter retorno? Ou ao tempo que tem de memorizar o contato de cada um de teus familiares e utilizar 'do cartão telefônico num orelhão com direito à 20 minutos de ligação?


Então, considerando isto, 'voltamos' à tecnologia/ ferramenta tecnológica que foi desenvolvida nesta década (2015 ...) e a qual pode e deveria ser utilizada 'para promover o bem".


Em um diálogo, pelo whatsapp, com José Nascimento (de Sinop), administrador e gestor 'da Comunidade e Grupo" Acontecimentos Sobre o Estado de Mato Grosso, e também com base nas experiências de trabalho ao longo de 06 anos após a criação de 'grupo", lista de transmissão e mais recentemente Comunidade, por bem, verifico ser importante a explanação e entendimento do funcionamento do Whatsapp.


Então, vamos lá:

GRUPO

(Muitos confundem com a comunidade, porém são totalmente diferentes). Em grupo, é baderna na certa. (Todos postam o que por ventura vem a mente)! Pode haver vários administradores, e só estes podem adicionar ou excluir pessoas e conteúdos postados nos grupos. É bom... se for em 'grupo de família' e todos os integrantes sabem respeitar a dignidade, a honra, a imagem, a vida e celebram o sucesso o progresso e a vitória dos que 'são da família'. E quando se pronunciam são para compartilhar conteúdos que inspiram, dignificam, curam e abençoam, de forma atemporal, e interdimensional (a explicação destes termos fica à outra postagem)


LISTA DE TRANSMISSÃO

Lista de transmissão fica centrado num único aparelho/número. A princípio é o mais seguro de todos. (apenas uma pessoa encaminha e se alguém responder só quem encaminhou vê a resposta, e outra...as pessoas adicionadas devem ter o contato do ADM adicionado e em ano de eleição devem ao menos mandar mensagem 1 (uma) vêz ao mês para continuar recebendo os conteúdos... (Mensagem de 'Bom dia'. 'Agradeço', 'Otima Semana', um emoji de 'joinha/ palmas' ou alguma mensagem automática, serve para este feito).


Por exemplo, a Direção do Jornal A Folha do Vale, detém a administração de mais de 30 listas de transmissão que contemplam os municípios de Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Itanhangá, Tabaporã, Brasnorte, Juína, Castanheira, Juruena, Cotriguaçu, Aripuanã e Colniza. Trabalho isto possível ao longo de mais de 11 anos trabalhando com jornal periódico impresso com ampla e constante distribuição.


É de responsabilidade absoluta da pessoa que cuida das listas de transmissão zelar pelo cuidado dela e evitar ao máximo que o aparelho 'pare' em mãos alheias! Apenas pode-se encaminhar o conteúdo a exclusão é impossível (Isto pois o conteúdo não fica no aparelho da pessoa (que recebeu o conteúdo), mais sempre permanece visível e compartilhável caso a pessoa opte em reencaminhar/ ler/ verificar). Em cada lista de transmissão é possivel integrar 250 contatos (seja de cidadão, gestores, empresários, administradores, ou empresas) Desde que sejam contatos de Whatsapp.


Para aparecer o contato no Whatsapp considerando que o 'contato' seja advindo do nosso país "Brasil" deve-se ser adicionado o " + 55 (+ código de área do contato adicionado) e o número sem o nove adicional que é necessário à ligação, Exemplo, para acionar o primeiro contato da direção do jornal pelo Whatsapp deve adicionar + 55 66 8421-4870 (Nomear Direção do Jornal A Folha do Vale) e localizar o contato no aplicativo. Já, para ligar, é necessário criar um novo slot de contato e incluir: 66 98421-4870.


Um contato pode ser incluído em várias listas de transmissão (que podem ser dividido por Temática), seja por Nome de município ou por natureza de conteúdos (Finanças, Saúde, Eventos, Automotivo, Construções, Moda... enfim).


Lista de transmissão não aparece no Whatsapp Web! Ou seja é altamente restrito!. E caso tenha contatos que desmoneou (seja por formatação ou troca de chip de slot), a orientação é que evite adicionar ou remover contatos pois ambas ações implica na exclusão/ remoção de todos os contatos "da lista" que aparecem só o número. Depois que qualquer conteúdo for encaminhado é impossível excluir ou cancelar o envio! "Salve os contatos com vínculo ao email profissional!"


COMUNIDADE

A comunidade, do Whatsapp, ela é um pouco mais ampla, é um dos recursos mais recentes desenvolvidos através desta tecnologia, mais so administradores podem encaminhar Conteúdo e adicionar pessoas! O desafio é fazer com que o pessoal permaneça na comunidade ( quando alguém sai é necessário esperar alguns dias para poder conseguir readicionar a pessoa). Aconselho que avise a pessoa, e oriente a permanência no grupo, se a pessoa sair deixe-a de fora! "Afinal de contas sei o quanto se paga para promover conteúdos bons úteis e disponibiliza-los de forma gratuita". (Claro, a não ser que tenha por hábito fazer assinatura de todos os portais de conteúdos que utiliza para pesquisar, ou de todos os jornais e revistas da região... e que tenha contratado alguém para filtrar os conteúdos que lhe seriam bons úteis e proveitosos. Alias, salário de 01 jornalista é no minimo R$ 3.500.00 (Três mil e quinhentos reais).


E, Por incrível que pareça, mesmo os conteúdos sendo bom, úteis, positivos, construtivos e promovam o bem terá gente que irá sair pois desconhecem o funcionamento do trabalho e temem que o aparelho trave ou algo do gênero... Então, segue a Explicação didática:


EXEMPLICAÇÃO DIDÁTICA:

Comunidade é igual Uma agenda/ Caderno Digital de notícia e contato compartilhada!.... O conteúdo escrito fica num caderno só... Com seus diversos capítulos (grupos) cada consciência verifica o que lhe é bom e convém!... É igual a um caderno mesmo, cada administrador ou administradores escrevem o que é de interesse comum, ou mesmo uma forma de 'documentar' o progresso e evolução pessoal/ social/ profissional e municipal. Claro isto tudo vai de acordo com cada nível de consciência de Ser. Já há muita escuridão no universo... então empenhe-se de fato em agregar luz em si, todos os dias!.


Independente de tudo, que continue a trabalhar no que edifica o bem e ser consciente de si, dia a dia! Ser autoconsciente é o arquétipo mais poderoso que existe, e invoca o princípio da auto responsabilidade absoluta e desenvolvimento eterno!. Nosso sistema detém apenas um sol... ele provém toda a vida que no planeta Terra há, mesmo de noite... poucos são os que são capazes de olha-lo, e agradecer pela existência deste 'ser' que possibilitam que as consciências humana tenham condições de relembrarem dos 'seres eternos' que são...


CAUSAS JUDICIAIS:

E, sim, você pode ser processado se encaminhar/ publicar/ compartilhar conteúdos que ofendam a dignidade, honra e a vida pessoal, intimidade, e a vida familiar e profissional alheia (Em todas as redes sociais e ainda mais pelo Whatsapp)... Pois os conteúdos mesmo que deletados de teu(s) aparelho(s) continuam nos aparelhos alheios. Obs: Ata notarial são necessárias para promover processos de calúnia e difamação (de conteúdos advindos/ compartilhados pelo Whatsapp)! Se não sabes utilizar do poder que possuis, nós do Jornal A Folha do Vale sabemos e orientamos à todos que passam por situações desafiadoras!.


Ah, e sim, gestores de GRUPOS que permitirem compartilhamento de conteúdos que ofendam/ maculem/ prejudiquem ou minem a dignidade a honra, a imagem, a integridade, a intimidade, a família e o trabalho alheio, também são processados (e isto pode resultar em indenização financeira e social) pois detém o poder de gerenciar e bloquear conteúdos. Para se administrar um grupo de 250 pessoas, por exemplo, ao menos 10% (25 pessoas) devem ser gestores com Capacidade e Consciência para filtrar o(s) conteúdo(s) compartilhados ou a serem compartilhados.

Observação: Há o Procon para se reclamar de má prestação de serviço!. E OUVIDORIA MUNICIPAL para encaminhamento de queijas, reclamações ou sugestões de prestação de serviços públicos em todos os setores (de Saúde à Obras/ infraestrutura...)


Jovens e Moças (Meninos, meninas, jovens) que recebem mensagens impróprias, ofensivas ou mesmo ameaça, e outras "Manda uma foto", de cunho intimo no Whatsapp podem e devem acionar A Defensoria/ Ministério Público, registrar B.O (Aconselho através da Polícia Militar), embora a Polícia Civil seja mais acionada nestes casos.


Todos os contatos são rastreáveis pois são vinculados à documentos pessoais (isto é obrigatório por parte de todas as prestadoras de serviço de telefonia móvel. Todos os sites, blogs que promovem conteúdos 'Assumem" contratos de veicularem conteúdos que edifiquem o bem... caso estejam promovendo o mal, (numa forma ampla), podem sim serem derrubados e processados.


Seja bom, seja consciênte mais também implacável se necessário! Cuide de si da melhor forma que puder, em todos os aspectos e planos! A segurança e a integridade do que lhe é bom, importante, pessoal e amável dependem disto, em absoluto!.


Por: Elizangela Trindade

Direção do Jornal A Folha do Vale

Administradora. Gestora. Escritora da Série Literária 'Mestres e Guardiões de Si"


Comments


Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
bottom of page