top of page

IX Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada em Itanhangá

Buscando fortalecer e ampliar os trabalhos sociais, a administração municipal de Itanhangá, através da secretaria municipal de desenvolvimento social e trabalho, realizou, a IX Conferência Municipal de Assistência Social, no dia 27 de abril, tendo como responsável pela pasta, a secretária, Sintia Regina Brandalize Pascoski, a qual trabalhou o tema: “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que temos e o SUAS que queremos”.




No caso da gestão municipal, que é o caso do município de Itanhangá, são possíveis três níveis de habilitação ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS): inicial, básica e plena. A gestão inicial fica por conta dos municípios que atendam a requisitos mínimos, como a existência e funcionamento de conselho, fundo e planos municipais de assistência social, além da execução das ações da Proteção Social Básica com recursos próprios. No nível básico, o município assume, com autonomia, a gestão da proteção social básica. No nível pleno, ele passa à gestão total das ações socioassistenciais.


Obviamente, a administração do município de Itanhangá trabalha sempre para ampliar e melhorar os trabalhos voltados ao social, por isso, a IX conferência municipal de assistência social contou com a presença de profissionais da área Saúde, da educação, da sociedade Civil, de representantes de Entidades, de representantes dos Conselhos Municipais da Assistência Social CMAS, Conselho Municipal do Direito das Crianças e Adolescentes CMDCA, Conselho Municipal do Direito do Idoso - CMDI e Conselheiros Tutelares, destacou a secretária Sintia Regina Brandalize Pascoski.


Na conferência, a pauta foi ampla, mas principalmente foram debatidos assuntos sobre o Cofinanciamento, Controle Social, articulação, serviços, programas e projetos, bem como, a importância dos Benefícios Socioassistenciais para a população do município de Itanhangá e o que pode ser implementado a nível de estado para atender a população.



Somente para melhor conhecimento, os recursos do cofinanciamento para a execução da assistência social são alocados no Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). Todavia, os recursos dos estados e municípios, são alocados, respectivamente, nos Fundos Estaduais e Municipais de Assistência Social, constituídos como unidades orçamentárias, e do Distrito Federal, no Fundo de Assistência Social do Distrito Federal.



O Fundo Público é um importante instrumento para o desenvolvimento das relações de produção capitalistas, cujos recursos são disputados no âmbito do orçamento público, garantindo assim uma ação planejada pelo Estado de forma a assegurar prioritariamente o financiamento das políticas sociais.



Enfim, a conferência municipal foi de suma importancia, pois foi possivel levantar diversas propostas a partir do encontro, as quais serão enviadas para serem apreciadas na XV conferência Estadual da Assistência Social.


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho do Município de Itanhangá - MT, Sintia Regina Brandalize Pascoski, na oportunidade, destacou a importância da participação das instituições e dos seus representantes, agradecendo a todos que se fizeram presentes e colaboram para a realização do evento e dos debates que auxiliarão muito nos trabalhos da pasta no município.


O vice-prefeito, Emerson Sabatine por sua vez destacou que:


Os trabalhos que vem sendo realizado pela secretaria municipal de desenvolvimento social e trabalho tem atendido as demandas da população menos favorecida, a secretária Sintia Pascoski e sua equipe tem trabalhado para ampliar e melhorar ainda mais os trabalhos, por isso, IX Conferência Municipal de Assistência Social gerando esclarecimentos e debates são importantes, pois esclarece os trabalhos que são feitos e o que podem ser melhorado, bem como, as burocracias que o município precisa atender para ter mais repasses e apoios no trabalho social, com repasses do governo do estado e repasses do governo federal”, comentou Emerson Sabatine.


Já o prefeito municipal, Edu Pascoski, destacou que:


Nossa administração tem bom trabalho prestado para a população em todas as secretarias, e na pasta de desenvolvimento social e trabalho, a cada dia as atividades voltadas para ação social vem sendo melhorado e ampliado, sempre em busca de mais parcerias junto ao governo estado e ao governo federal para cumprirmos e atendermos as demandas sociais, além disso, a nossa administração municipal entende a importância dos trabalhos sociais e dos debates visando melhorar e ampliar os serviços, por isso, a secretária e sua equipe estão de parabéns pelo ótimo trabalho que realizam na pasta de desenvolvimento social e trabalho em Itanhangá”, destacou Edu Pascoski.


Por: Maurilio Trindade Aun

Imagens: assessoria de imprensa


Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
bottom of page