top of page

Itanhangá caminha para ter candidatura única para prefeito nesse ano de 2024 novamente

Maurilio Trindade Aun

O primeiro turno das eleições municipais ocorre no dia 6 de outubro e no caso de Mato Grosso, a maioria dos municípios defini o resultado do pleito municipal no primeiro turno, exceto Cuiabá.



Desde o dia 06 deste mês, as regras eleitoras se tornaram mais duras, ou seja, todos os agentes públicos - prefeitos, vereadores, deputados, servidores públicos, etc. - estão proibidos de participar, publicizar, contratar shows para a inauguração de obras públicas ou prestação de serviços públicos. Fica também proibida a nomeação ou exoneração de qualquer servidor público, com algumas pequenas exceções.


No dia 20 de julho começa o período das convenções partidárias, momento em os filiados das agremiações partidárias fazem a escolha dos candidatos para prefeito (a) e para vereadores (as).


 

Após as convenções partidárias, o início dos encaminhamentos burocráticos para o registro das candidaturas, ou seja, após as convenções, os partidos ainda precisam oficializar os nomes de seus candidatos na Justiça Eleitoral. É feito, então, o registro de candidatura, o que vai permitir que o candidato tenha um número de identificação, faça campanha eleitoral e receba recursos. E esse prazo para os partidos e coligações registrarem os seus candidatos se encerra no dia 15 de agosto.

 

Somente a partir do dia 16 de agosto começa a propaganda eleitoral geral. Mas, na TV, esse período ocorre entre os dias 30 de agosto e 3 de outubro.


 


Esclarecendo as situações acima que são pertinentes a todos os municípios, aí vem o caso particular de cada localidade, no caso do município de Itanhangá, até o presente momento parece que a localidade novamente poderá ter candidatura única, pelo menos é que informa algumas fontes.



Algumas fontes dizem que poderá ter candidata única com a coligação dos partidos UB, MDB, PSB e Republicanos, mesmo assim, nem afirmam isso categoricamente, dizem estarem conversando ainda e que na próxima semana clareia melhor a situação. Aliás, tem empresário da localidade que diz que uma candidatura única é característica de um povo inteligente e que tem outros afazeres na vida. Confira o vídeo acima.


Outros dizem que somente nas convenções será definido isso, todavia, como escrito acima, na próxima semana inicia o período das convenções e como se observam, a maioria dos municípios da região dizem que ainda estão em conversações para as composições partidárias para as coligações, apesar de praticamente todos já terem um pré-candidato para prefeito (a).


Imagem de arquivo: Emerson Sabatine ao lado de Edu Pascoski

No caso de Itanhangá, o atual vice-prefeito, Emerson Sabatine (PL) é o nome que agrega as maiores lideranças políticas da localidade, principalmente com a benção do atual prefeito, Edu Pascoki, o qual desde o final do ano passado já tornou público que o seu vice-prefeito seria o nome defendido para continuidade dos trabalhos que vem desenvolvendo no município.

 

Por: Maurilio Trindade Aun

Licenciatura Plena em Matemática e Acadêmico no nono período em Direito na Unemat.

Comments


Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg

Empresa: Trindade Comunicações e Pesquisa Ltda - CNPJ 51.400.329/0001-80

bottom of page