top of page

Inauguração de obras marcou o aniversário de 23 anos de emancipação política de Itanhangá

O município de Itanhangá é um dos mais novos do estado de Mato Grosso, localidade que foi elevada a status de município no ano de 2000, mas que somente teve o seu primeiro prefeito administrando a localidade no dia 01 de janeiro do ano de 2005, logo, são 23 anos de emancipação política e 18 anos de emancipação administrativa que Itanhangá completou nesse ano de 2023.


A atual dupla, prefeito Edu Pascoski (PL) e vice-prefeito, Emerson Sabatine (PL) assumiram a quarta gestão municipal de Itanhangá iniciada em 2017, os quais obtiveram sucesso na reeleição sem nem oposição, os quais passaram a gerir a quinta gestão municipal da localidade em 2021, um modelo de administração que avançou em diversas obras de infraestrutura na localidade, em regularizações de terrenos no perímetro urbano e rural, em melhorias nos investimentos da educação, saúde, esporte, lazer e tendo todos os anos nos aniversários de emancipação política, inauguração de algumas obras realizadas no decorrer do ano.


Nesse ano de 2023 a administração municipal, com o lema: “O futuro é aqui” entregou aos moradores diversas obras que foram realizadas ou melhoradas no decorrer do ano de 2022, sendo elas:


A inauguração da reforma que passou o antigo paço municipal, local que funcionou o poder executivo durante as primeiras 3 administrações municipais da localidade, e com a dupla Edu e Emerson, o local passou a funcionar a secretaria de educação, todavia o prédio passou por uma reforma no decorrer do ano de 2022, momento que a secretaria passou a funcionar em outro local, mas agora com a reforma, a secretaria de educação passará a funcionar nesse espaço, ao lado da secretaria de saúde e do poder legislativo municipal e da escola municipal Paulo Freire.



Essa dupla Edu e Emerson além de focarem nas obras de responsabilidade do município, buscaram também manter uma boa sintonia com o governo do estado, firmando parceria para a conclusão da MT 242 de Ipiranga do Norte a Itanhangá, pavimentação construída e agora está em andamento outra obra importante no entroncamento dessa rodovia com a MT 338, um trevo com investimentos de praticamente 3 milhões, ainda nessa busca de melhorar os acessos e saídas do município, a administração continuou gerindo junto ao governo do estado a continuidade da pavimentação da MT 242 de Itanhangá sentindo à Brasnorte, financiando ou articulando projetos junto a classe produtora, desse trabalho, a pavimentação de 16,2 km até o distrito de Monte Alto foi concluído e coube ao município as obras de sinalização entre outros trabalhos, sendo que a sinalização foi entregue nesse aniversário, todavia, as obras e parcerias do município com o estado continuam, e as obras de pavimentação da MT 242 continuam sentido a Nova Maringá e Brasnorte.



O município carecia de um local adequado para profissionais de saúde descansarem e estarem de plantão para atenderem a população, bem como, um local adequado para os mesmos terem o preparo ou consumir a alimentação enquanto estão de serviço, por isso, o município construiu um espaço destinado a dormitório e refeitório na Unidade de Saúde CIS no Bairro Nova Conquista que foi inaugurada nesse aniversário de 23 anos de emancipação política de Itanhangá.


Essa dupla Edu e Emerson Sabatine foram até o momento a que mais obras de pavimentação, drenagem fizeram na história do município, e nesse aniversário entregaram aos moradores mais uma etapa desse tipo de ação, sendo inaugurado o asfalto, drenagem e sinalização no Bairro Nova Conquista, convênio com o Governo de Mato Grosso, com emendas da deputada estadual Janaina Riva e do deputado federal Neri Geller e recursos próprios.


Além das obras, nesse aniversário visando comemorar os 23 anos de desenvolvimento, nos dias 28 e 29, a administração municipal em pareceria com o poder legislativo municipal, realizaram eventos culturais desenvolvidos pelo departamento de cultura do município, como; apresentação de fanfarra, de teclado, apresentação de flauta doce, ballet, um espetacular show nacional com a dupla Gilberto e Gilmar, além de shows regionais.


Na oportunidade, a gestão homenageou servidores públicos municipais com mais tempo de carreira, como forma de valorização ao trabalho dedicado por tantos anos à comunidade.


De acordo com o prefeito, Edu Pascoski, as dificuldades existem, mas que de forma positiva, com fé em Deus, muito trabalho e dedicação, tudo é possível de ser vencido. O prefeito ainda em sua fala homenageou os prefeitos anteriores que também contribuíram para o desenvolvimento do município. Edu destacou diversas obras que então em andamento e investimentos futuros para da cidade de Itanhangá.


O vice-prefeito, Emerson Sabatini, atual secretário de administração e finanças, em sua fala, relembrou do início da trajetória do município, das dificuldades dos pioneiros da cidade, destacou as conquistas e investimentos realizados em Itanhangá. Emerson falou do trabalho da administração, desde o início da gestão em todos os setores, para melhor qualidade de vida das pessoas que vivem aqui.


O Presidente da Câmara Vereador Zilmar Rodrigues, disse quem tem orgulho em fazer parte do legislativo, de estar contribuindo para o crescimento da cidade e comparou os avanços que o município teve desde sua criação até os dias atuais. Zilmar destacou ainda, a importância da contribuição de cada um para o progresso de Itanhangá.


Na conclusão, a administração municipal sob a responsabilidade de Edu e Emerson Sabatine parabenizou e agradeceu a todos cidadãos itanhagaenses, aos contribuintes, aos colaboradores e a equipe que faz parte da gestão, pois, o aniversário é do município, mas o presente é para todas as pessoas que moram em Itanhangá e buscam “um Itanhangá cada vez melhor.”.


Interessados em acessar todas as imagens da inauguração das obras acesse aqui:


Interessados em acessar todas as imagens do show e eventos culturais acesse aqui:


Por: Maurilio Trindade Aun com assessoria




Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
bottom of page