top of page

IBGE aponta que Novo Horizonte do Norte foi o município da região que teve aumento de habitantes

Os dados são da estimativa de crescimento populacional brasileira dos últimos 12 anos e é divulgada preliminarmente no site do instituto de pesquisas, com atualizações diárias, apontando que Novo Horizonte do Norte cresceu 17,12%, seguido por Porto dos Gaúchos 16,07%, Juara 13,96% e Tabaporã 13,57% de crescimento.


Segundo informações do instituto, até 2010, quando foi divulgado o último senso, o município tinha 3.749 habitantes e agora são 4.391, ou seja, mais 642 pessoas. De acordo com o IBGE, em Novo Horizonte do Norte, apenas 36,4% dos trabalhos foram concluídos.


Os dados citados acima, são estimativas equivalentes a pesquisa já concluída e 63,6% de domicílios que faltam serem visitados pelos recenseadores. Ainda conforme, o instituto, esses números podem aumentar ou diminuir.


Mesmo com as pesquisas não finalizadas, o instituto aponta que a região do Vale do Arinos recebeu 7.444 novos habitantes. Juntos, os quatro municípios da região somam 59.365 pessoas. Novo Horizonte do Norte 4.391, Porto dos Gaúchos 6.325, Juara 37.369 e Tabaporâ 11.280 habitantes.


A grande operação censitária tem por objetivo fornecer um retrato detalhado de vários aspectos da população brasileira como educação, saúde, moradia, trabalho e condições de vida. Avalia as mudanças ocorridas em 10 anos e permite comparar dados e entender a evolução de indicadores sociais, por exemplo.


Anualmente, o Tribunal de Contas da União (TCU) efetua o cálculo das quotas referentes ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e fiscaliza a entrega dos recursos, de acordo com a legislação vigente.


O cálculo segue metodologias estabelecidas em lei e é realizado conforme os dados oficiais de população produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para isso, o IBGE manda para o TCU dados populacionais do Censo Demográfico, ou, quando não há o recenseamento, com base em estimativa. Ou seja, o IBGE aplica a estimativa quando não há Censo para o cálculo da população.


Por: Altair Barbosa com informações


コメント


Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
bottom of page