Governo municipal de Porto dos Gaúchos abre oportunidade para negociações de dívidas municipais
- Maurilio Trindade Aun
- 1 de abr.
- 2 min de leitura
O governo municipal de Porto dos Gaúchos, sob a responsabilidade do prefeito, Vanderlei de Abreu (MDB) abriu a oportunidade para moradores e empresários da localidade colocarem em dia suas dívidas/débitos com o erário municipal.

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelos empresários no Brasil é a alta carga tributária. Empreender no país implica lidar com uma série de impostos e taxas que podem comprometer a viabilidade financeira dos negócios. Além disso, a complexidade e a burocracia na hora de pagar os impostos e cumprir todas as obrigações fiscais muitas vezes consomem tempo e recursos valiosos das empresas.

A instabilidade econômica e política do país também é um fator de preocupação para os empresários. A oscilação da economia e as mudanças constantes nas políticas públicas e regulamentações podem causar incertezas e afetar o planejamento estratégico das empresas.

Outra dificuldade enfrentada pelos empresários é a falta de mão de obra qualificada. Encontrar e reter talentos capacitados pode ser um desafio.
Portanto, no Brasil ser empresário/empreendedor é um desafio todos os dias, devido a burocracia, carga tributária, infraestrutura, mão de obra, isso sem dizer das ondas de pessimismo que alguns procuram propagar, criando uma onda de insegurança diminuindo os investimentos e até a circulação de recursos, trazendo muitas das vezes dificuldades financeiras para pessoas jurídicas e consequentemente para pessoas físicas que prestam serviços para pessoas jurídicas.

Todavia, a maioria dos governos municipais, estaduais e federal tem sensibilidade para entender essas dificuldades que toda empresa pode passar, que toda pessoa física pode passar, por isso, natural muitos governos municipais e estaduais lançar mão de Programa de Recuperação Fiscal (Refis).

Pelo menos no caso de Porto dos Gaúchos, esse Programa de Recuperação Fiscal (Refis) elaborado pelo governo municipal e aprovado pelo poder legislativo, está em andamento na lei municipal de nº 1.246/2025.
Portanto, os empresários/empreendedores e pessoas físicas em Porto dos Gaúchos podem colocar em dias as suas situações de débitos em com o erário municipal e ao mesmo tempo, auxiliar no desenvolvimento do município, pois todas as obras públicas e serviços públicos somente são possíveis quando cada morador e empresários pagam os seus tributos, impostos e taxas em dia.
Por: Maurilio Trindade Aun
Jornalista com licenciatura plena em Matemática e bacharelado em Direito
Opmerkingen