top of page
Maurilio Trindade Aun

Como o Brasil poderá melhorar diante do nível baixo do Quociente de Inteligência dos brasileiros

O desenvolvimento de um povo, de uma nação passa pelo nível de desenvolvimento de cada pessoa nos quesitos intelectual, emocional e mental.





“O desenvolvimento intelectual é um processo contínuo de aquisição de conhecimento, habilidades e competências cognitivas ao longo da vida. Envolve a capacidade de pensar criticamente, resolver problemas, tomar decisões informadas e aprender de forma autônoma. O desenvolvimento intelectual abrange diversas áreas, como a linguagem, a matemática, as ciências, as artes e a tecnologia, e é fundamental para o sucesso acadêmico, profissional e pessoal”.




“O desenvolvimento emocional é um processo contínuo de crescimento e aprimoramento das habilidades emocionais de um indivíduo. Envolve a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções, bem como a capacidade de se relacionar de forma saudável com os outros. O desenvolvimento emocional é fundamental para o bem-estar mental e emocional de uma pessoa, e pode ter um impacto significativo em sua qualidade de vida e relacionamentos”.



"O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida."



Todavia, se formos analisar esses três aspectos, teremos que o Brasil tem uma população com deficiências nesses três desenvolvimentos: Intelectual, Emocional e Mental.






Quanto ao Desenvolvimento Emocional nem precisamos ir muito longe para ver quantos crimes e violências são cometidos todos os dias por falta de equilíbrio emocional, tanto dos que comete os crimes, bem como, de diversos agentes do estado que ao combaterem, prevenir e/ou julgarem e condenar os crimes demonstram completo descontrole emocional e muitas das vezes até mental.



O Desenvolvimento Mental passa pelo dominio da compreensão e da capacidade de lidar com conceitos como liberdade e justiça, é uma pessoa capaz de tirar conclusões de puras hipóteses. O alvo de sua reflexão é a sociedade, sempre analisada como possível de ser reformada e transformada, mas muitas pessoas por falta de Desenvolvimento Mental corrompem a liberdade e a justiça, usando o poder e o estado para o seu benefício próprio e/ou de um pequeno grupo de seus interesses em detrimento da maioria.


Portanto, enquanto nem houver uma profunda mudança no sistema educacional visando qualidade, ao invés de quantidade, nada vai mudar no Brasil.



Por outro lado, um dos problemas na maioria das escolas é a falta de educação e respeito aos professores (as) e colegas, mas isso deveria vir de casa, das famílias, pois escola nem é lugar para educar aqueles que nem tem disciplina e educação tiveram ou tem em suas próprias casas, escola é lugar de realizar atividades visando o desenvolvimento intelectual, emocional e mental.


Buscando resolver em parte esse problema, muitos resolveram criar as escolas militares, pois a priori, “normalmente” o militarismo visa a disciplina e o respeito, mas aí ao invés de buscarem os piores nas escolas, fazem um concurso buscando os melhores, ora, então jamais vai resolver o problema, pois o problema das escolas públicas são os piores alunos (as), e não os melhores.



Ou seja, ter bons desempenho com os melhores é muito mais fácil, quero ver trabalhar os piores e obter excelência, portanto, a disciplina e o respeito, deve haver nas escolas públicas com a participação de toda a sociedade de um modo geral, os governos municipais, estaduais e o federal precisa visar qualidade ao invés de quantidade e devem premiar a qualidade e o bom desempenho, pois manter presença e ter um diploma, mas ser um analfabeto funcional nem vai mudar a nossa realidade brasileira.



 

Por: Maurilio Trindade Aun

Comments


Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
bottom of page