top of page

Check up anual previne doenças mas ainda é ignorado por brasileiros

A avaliação de rotina possibilita a identificação de fatores para doenças graves como hipertensão, problemas cardíacos e alguns tipos de câncer.


A avaliação médica anual completa, conhecida como check-up, ainda não é uma rotina ou hábito do brasileiro, em geral. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em um estudo de julho de 2021, a série de testes e exames para verificar se a sua saúde está em boas condições e identificar quaisquer problemas de saúde potenciais apontou que 70,6 milhões de brasileiros não realizam o check-up a cada ano.


A médica cardiologista, Sueli Vieira Santos, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, alerta que realizar o check-up regularmente é fundamental para prevenir e identificar doenças graves e que se instalam de forma silenciosa, como o diabetes, a hipertensão, o colesterol alto e alguns tipos de câncer. “Detectar essas doenças em estágio inicial ou identificar fatores que evitam o surgimento delas é o melhor caminho para a preservação de uma boa saúde, correção de hábitos e promoção da qualidade de vida”, explica.


Avaliação do coração e prevenção de riscos

No caso das doenças relacionadas ao coração, a Dra Sueli destaca que, principalmente para pessoas a partir dos 40 anos, os exames eletrocardiograma e ecocardiograma serão responsáveis por identificar doenças congênitas ou do pericárdio, insuficiência cardíaca, arritmias e taquicardias.


O teste ergométrico ou exame de esforço, é realizado, com o paciente conectado a eletrodos espalhados pelo tórax, no qual um paciente realiza um esforço físico numa esteira. Este teste avalia o desempenho do sistema cardiovascular e indica risco de infarto, derrame ou diagnóstico de uma doença arterial coronariana. Em conjunto, a pressão arterial também é avaliada no sentido de prevenção a esses riscos e detecção da hipertensão.


Confira também os principais itens que compõe um check-up médico anual para verificar se a saúde está em boas condições e identificar quaisquer problemas de saúde potenciais:


Histórico médico: O médico pode perguntar sobre qualquer condição médica existente ou histórico familiar, medicamentos que você está tomando, e qualquer outra informação relevante para sua saúde.


Exame físico: O médico pode realizar um exame físico completo, incluindo medir sua pressão arterial, batimentos cardíacos e respiração, verificando seus olhos, ouvidos, nariz, garganta e áreas de linfonodo, além de verificar a sua massa corporal, bem como medir a circunferência abdominal e realizar o teste ergométrico.


Exames de laboratório: Pode ser realizado exames de sangue e urina para verificar os níveis de glicose no sangue, colesterol, hemoglobina A1C (para diabetes), função renal e outros marcadores de saúde.


Exames de imagem: Dependendo das necessidades específicas, podem ser realizadas radiografias, tomografias, ecografias ou outros exames de imagem para avaliar sua saúde interna.


Exames de rastreamento: Pode ser realizado exames de rastreamento para detectar problemas de saúde como câncer de próstata ou câncer de mama para homens e mulheres, respectivamente.


Consultas especializadas: Pode ser necessário que você seja encaminhado para um especialista, dependendo do resultado dos exames e da história médica.


É importante lembrar que um check-up médico anual é um processo contínuo e requer uma comunicação aberta com o médico, quaisquer preocupações ou problemas de saúde devem ser discutidos durante as consultas. Além disso, sempre é recomendado seguir um estilo de vida saudável, manter-se fisicamente ativo, alimentação equilibrada e evitar hábitos ruins como fumar e beber excessivamente.


Por: Paulo Ariel | Agência Contato


Comments


Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
bottom of page