top of page

AAER promove Pit Stop para a conscientização sobre a hanseníase

Pit-stop do Janeiro Roxo foi realizado nesta sexta-feira

A Prefeitura de Juara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Equipe da AAER, realizou nesta sexta-feira, um pit-stop para conscientizar a população sobre Campanha Janeiro Roxo, o mês de prevenção e combate à hanseníase. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (27/01), na Avenida Rio Arinos no centro da cidade, com o objetivo de levar a população, informações sobre a doença.

A hanseníase é uma doença com baixo índice de mortalidade, porém é considerada altamente incapacitante. O paciente que contrai a doença e não inicia o tratamento precocemente corre o risco de ter sequelas. SOBRE A HANSENÍASE O Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase é comemorado anualmente no último domingo do mês de janeiro. A doença é infectocontagiosa e tem cura. A pessoa pode ficar de dois a dez anos com a bactéria causadora da doença incubada no corpo sem manifestar os sintomas que são: manchas na pele com diminuição da sensibilidade, caroços pelo corpo, dor e sensação de choque nos nervos dos braços, pernas, pés, mãos e diminuição da força muscular nas extremidades.

A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias, tosse e espirros emitidos por uma pessoa contaminada e por contato prolongado. Não se contrai hanseníase por meio de copos, pratos, talheres, nem em assentos, apertos de mão, abraço, beijo, picada de inseto, aleitamento materno, doação de sangue, relação sexual ou gravidez. O tratamento tem duração de seis a 12 meses e é oferecido gratuitamente pelo município. Já no início a pessoa deixa de transmitir a doença, por isso, não deve ser separada de sua família nem interromper atividades rotineiras.

O AAER – Ambulatório de Atenção Especializada e Regionalizada de Juara fica na Rua Curitiba 226 S - Centro. O Atendimento é de segunda à sexta das 07h às 15h. AAER Secretaria de Saúde | Prefeitura de Juara


Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
bottom of page