top of page

A Secretaria Municipal de Agricultura, implementa 14 poços artesianos na comunidade Arara Azul

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento econômico Social de Porto dos Gaúchos, liderada pelo Secretário de Agricultura Leandro Schaedler, com o apoio do Prefeito Municipal Vanderlei de Abreu, proporcionou para a comunidade Arara Azul a construção de 14 poços artesianos para o auxílio ao pequeno produtor rural.


A água é um recurso essencial para a vida, e pensando nisso a Secretaria Municipal de Agricultura com o apoio da Prefeitura Municipal na gestão do prefeito municipal Vanderlei de Abreu, buscou trazer para pequenos produtores rurais, a disponibilidade desse recurso que é fundamental para a produção agrícola e pecuária que no entanto, muitas vezes esses produtores enfrentam dificuldades para obter água em quantidade e qualidade adequadas e construindo poços artesianos na comunidade Arara Azul proporciona mais conforto para a população local. Para os pequenos produtores rurais, a construção de poços artesianos pode trazer inúmeros benefícios, tais como a redução de custos com a compra de água, a diminuição do tempo e esforço dedicados à captação de água e a garantia de uma fonte de água mais segura e confiável para a produção agrícola e pecuária.


Poços artesianos são construções que permitem a captação de água subterrânea de forma mais eficiente e econômica do que outras formas de captação, como a perfuração de poços comuns ou a utilização de reservatórios de água. Além disso, a água captada por poços artesianos geralmente apresenta uma qualidade superior, pois é filtrada naturalmente pelo solo e não sofre contaminação por fatores externos, como a poluição.


No entanto, a construção de poços artesianos requer investimento financeiro e tecnológico, e muitas vezes o pequeno produtor não tem condições financeiras para arcar com esses custos, o que pode ser uma barreira para pequenos produtores rurais desenvolvam seu trabalho. Por isso, é importante que as políticas públicas e as organizações de apoio ao desenvolvimento rural que é o caso da prefeitura municipal de porto dos gaúchos e a secretaria municipal de agricultura ofereçam incentivos e assistência técnica para a construção de poços artesianos por pequenos produtores rurais.


A gestão atual sempre busca implementar ações na sociedade que trazem benefícios em todos os meios sociais, sendo saúde educação, segurança e no trabalho também. O incentivo ao pequeno produtor rural é também um grande incentivo para o crescimento econômico social do municipio e um alavanque para as famílias que receberam esse apoio.


Por: Daline Batista | Assessoria de Comunicação Governo Municipal de Porto dos Gaúchos


Comments


Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
bottom of page