top of page

A população de Juína tem adotada na história das eleições municipais nem reeleger os seus prefeitos

Pela lógica das eleições municipais o resultado pende para o Partido dos Trabalhadores

 

A lei da reeleição foi criada no governo federal comando por Fernando Henrique Cardoso, num movimento de compras de votos dos “ilibados” congressistas, inclusive, visando a reeleição do então presidente no ano seguinte, pois a elite política e econômica na época (1997) temia a eleição, advinha de quem? Exatamente do Lula, a “estrela” do Partido dos Trabalhadores (PT), o partido que foi criado para representar e defender os trabalhadores.



Em Juína, desde que essa lei criada na base da corrupção, e do jeitinho brasileiro, somente um prefeito foi reeleito, e advinha de qual sigla partidária? Sim, exatamente do Partido dos Trabalhadores (PT) no ano de 2000, quando o médico Ságuas Moraes (PT) foi reeleito tendo Altir Antônio Peruzzo como vice-prefeito.


Todavia, a reeleição do médico Ságuas Moraes se tornou fato único na história da lei de reeleição em Juína, pois nem um prefeito seguinte, seja mais alinhado a tal “esquerda” ou tal “direita” conseguiram se reeleger, pouco importando se realizaram boas obras e se tinham boa aceitação popular mesmo no ano da reeleição, como foi os mandatos mais recentes de Altir Peruzzo (2009 a 2012)  e (2017 a 2020), pois mesmo no ano da eleição pesquisas apontavam que a população avaliavam a sua administração como boa acima de 70%, mesmo assim, perdeu ambas as reeleições.


Portanto, a reeleição do atual prefeito em Juína tem muita pouca possibilidade de ocorrer, isso é possivel de se afirmar pela lógica histórica das eleições em Juína, pois parecem demonstrar uma população com mais maturidade política, pois nem concederam um segundo mandato a nem um prefeito nos últimos 20 anos, pouco importando o quanto trabalharam bem, e um bom exemplo está o mandato mais recente do ex-prefeito Altir Peruzzo, pois ate a oposição sabiam que tinha feito um bom trabalho e tinha acima de 70% de boa avaliação da sua administração mesmo no ano de eleição, mas perdeu.


Qualquer um que sabe da história das eleições em Juína sabe que hoje o resultado pende para o Partido dos Trabalhadores (PT) vencer a eleição se nem aparecer uma terceira via forte, portanto, hoje até o Partido dos Trabalhadores trabalha e torce para que nem haja uma terceira via forte.


Outro falto histórico em Juína que pende para a vitória do Partido dos Trabalhadores (PT) é que nos últimos 20 anos, nem um grupo mais ligado a direita ou a esquerda permaneceram no poder por mais de um mandato, portanto, hoje, gostando ou não, a eleição em Juína pende para o grupo do Partido dos Trabalhadores (PT), ou precisará formar uma terceira via bem forte e articulada para poder quebrar a lógica que vem ocorrendo nos últimos 20 anos nas eleições municipais em Juína.

 

Por: Maurilio Trindade Aun

Comentarios


Guia Digital da Cidade_edited.jpg
Mandala%20do%20L%C3%ADrio_edited.jpg
bottom of page